Jesus

Jesus-action-bible

função/Missão
Morrer pelos nossos pecados

FAMÍLIA
Filho de Deus  |  Descendente da linhagem do rei David
Mãe: Maria
Pai terreno: José

NA BÍBLIA
Mateus  |  Marcos  |  Lucas  |  João  |  Atos

Mais conhecido por
Ter sido crucificado
Ter ressuscitado
Ter prometido voltar um dia, para levar os que creem nele para o Céu, para viverem com ele para sempre.

JESUS EM AÇÃO

Jesus, o Filho de Deus, foi enviado à terra para salvar as pessoas dos seus pecados, ao morrer na cruz e ressuscitar passados três dias. Ele é a figura central da Bíblia e o Salvador – o Cristo. (ver Filipenses 2:5-11)

Nem todas as pessoas gostavam de Jesus. Herodes – o Grande, achava que Israel já tinha um rei— ele próprio! Então, tentou matar Jesus ainda em criança porque, já nessa altura, as pessoas lhe chamavam “Rei dos Judeus” (Mateus 2:1-18). Até Satanás tentou impedir Jesus de se tornar rei. Mas Jesus derrotou-o no deserto (Mateus 4:1-11), e depois, começou o seu ministério. A primeira coisa que fez foi nomear 12 discípulos para o ajudarem. Juntos, viajaram por Israel, Jesus contava muitas histórias (conhecidas por parábolas) e curava as pessoas doentes e os que sofriam.

Jesus falou muito acerca do Reino de Deus enquanto esteve aqui (Mateus 4:17). O “Reino dos Céus” é onde Deus governa. É o lugar onde tudo acontece da forma como Deus quer. Quando Jesus veio, trouxe o Reino dos Céus à terra. Começou a trazer o mundo de volta do pecado e da morte, e tornou-se o nosso Rei e Redentor.

Jesus deu às pessoas uma nova forma de viver como membros deste reino. Moisés deu a Lei de Deus a Israel, como se lê nos cinco primeiros livros da Bíblia (de Génesis a Deuteronómio). Jesus deu uma nova lei ao povo. A lei de Jesus pode resumir-se em dois mandamentos simples: “Amar ao Senhor vosso Deus” e “ao próximo” (Mateus 22:34-40).

Mas, o mais importante de tudo foi que Jesus livrou as pessoas do pecado e da morte. Ele entregou a sua própria vida por nós. Mas não ficou morto. Ressuscitou e tornou-se Rei sobre todas as coisas— o Rei que Deus tinha prometido. Deus, o Pai, deu a Jesus “toda a autoridade nos céus e na terra” (Mateus 28:18). E, desde então, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Depois de Jesus ter ressuscitado e antes de voltar para o Céu, deu aos seus discípulos (as pessoas que o seguiam) uma missão muito importante. Pediu-lhes que partilhassem as boas notícias sobre o seu sacrifício pelo pecado e a sua ressurreição, com todas as pessoas do mundo (Mateus 28:16-20). Os discípulos obedeceram e, assim, o Evangelho (a história de como podemos ser salvos) começou a espalhar-se, e assim continua.

Por que razão é importante falar acerca de Jesus? Se as pessoas nunca ouvirem o Evangelho, nunca vão saber o que Jesus fez por elas. E mesmo que tenham ouvido falar de Jesus antes, isso não significa que saibam como ser perdoadas pelos seus pecados. Por isso é tão importante que os Cristãos falem de Jesus às outras pessoas (Romanos 10:14-17).

De vez em quando, alguém aparece a dizer que sabe quando Jesus vai voltar. Talvez devessem voltar a ler Mateus 24 com mais atenção. Os discípulos queriam saber quando Jesus ia voltar. Então, Jesus falou de alguns acontecimentos que nos levariam à sua Segunda Vinda— guerras, fomes, terramotos. Mas, nunca falou numa data. Na verdade, ele disse que só o Pai sabia quando isso iria acontecer. Nem Jesus sabia a data enquanto esteve aqui na terra (24:36)! Da próxima vez que alguém disser que sabe quando Jesus vai voltar, lembra-te: ainda ninguém sabe a data certa. Jesus disse que ninguém haveria de o saber.

Deus em Ação

Há muito tempo atrás, Deus fez uma promessa ao Rei David: que o seu trono duraria para sempre (2 Samuel 7:16). Deus enviou o seu Filho Jesus ao mundo para completar a história de Israel— a história que está contada no Antigo Testamento. Mateus começa com uma lista de nomes. Mas, não se trata de uma lista qualquer. Incluía Abraão e David. Jesus descende de uma linhagem que inclui o primeiro israelita que existiu e o maior Rei de Israel.